A importância de um programador SEO para ter um site de sucesso

Este é um post para todos aqueles que desejam ter um site de sucesso na Web.

Todo site é um ‘Cartão de Visitas’ para que a sua empresa, seus empreendimentos, projetos, negócios, idéias ou para o seu lazer (hoobie) seja um sucesso e achado na rede mundial de computadores.

A sua idéia ganha o mundo quando ela é exposta em um site profissional, de qualidade e com bons visuais (Efeitos Gráficos) e acessos (Audiências) relevantes.

Mas isso está longe de garantir à você ter um site de sucesso.

Para você ter uma boa audiência (acessos para o seu site), existem um conjunto de ações que tornam o seu site mais visto, competitivo e acessado (Audiência). O que garante à ele um bom ranking em seu país de origem e um ótimo posicionamento no mundo (acessos Rank Mundial), além de ter ótimos gráficos, ótimos elementos visuais, um tema sem erros de códigos de programação, um visual clean (sem poluição visual) e que carregue rapidamente, é necessário que além do Programador de Sistemas, você deve ter um ótimo Programador SEO.

Geralmente um bom profissional constrói (escreve) o site e otimiza em ‘linguagem’ (técnicas) SEO.

Sites, muitos programadores até sabem fazer (profissionais ou leigos), mas para ter um site de sucesso você tem que ter um Programador SEO qualificado, experiente e que compreenda bem o Universo da otimização de códigos.

O QUE É SEO?

SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Search e Bing.

O Programador SEO posiciona o seu site nas heads ‘chamadas’ dos mecanismos de buscas.

O próprio administrador ou desenvolvedor do site deve utilizar princípios de SEO em sua elaboração de forma a melhorar os aspectos de otimização interna que contribuem para o posicionamento da página. Assim você terá um site bem posicionado (Ranqueamento).

O SEO É BASEADO NO ALGORTIMO DA GOOGLE

Como será então que o Google entende qual site é melhor? O trabalho é feito por cálculos complexos realizados através de seu algoritmo que considera uma infinidade de fatores. O que mudou com o passar dos anos foi a relevância desses fatores, como por exemplo, antigamente era fator determinante ter um site enxuto e hoje não é mais, apesar de ainda ser muito importante. Você precisa de técnicas de algoritmos (códigos) que façam do seu site uma página ‘fácil’ de achar e ser localizada mecânica e automaticamente pelos mecanismos automaticos de pesquisas.

O mercado digital teve um grande crescimento e com o Google não foi diferente, pois hoje o buscador tem como foco principal a experiência do usuário.

O ano de 2015 foi de mudanças para a empresa, como por exemplo em abril quando o buscador lançou uma atualização que tem permitido uma melhora nas buscas feitas por smartphones, que agora dão preferência a sites que se adaptam perfeitamente aos dispositivos, ou seja, os chamados sites responsivos.

O QUE É POSICIONAMENTO?

Qualquer site do Brasil ou do mundo, independente de sua vontade, ele é auditado e verificado sua audiencia (Acessos) pela ALEXA.COM uma offshore da Gigante AMAZON USA.

O Alexa Ranking é uma lista que determina a popularidade de cada site. Quanto mais próximo da posição #1 você estiver, melhor.

Mas qual é a diferença do Alexa Ranking para os mecanismos de busca, por exemplo?

Enquanto o Google, o Bing e outros sites de busca classificam cada página de acordo com as pesquisas específicas dos usuários, o Alexa Ranking avalia os sites como um todo. É uma métrica mais completa, apesar de ser combatida duramente pelos seus rivais. Mas é a empresa de ranquiamento mais confiável, poisanalisa o site como um todo.

POR QUE A NECESSIDADE DE RANQUIAMENTO?

Dominar o mundo pode parecer objetivo digno de vilão de quadrinhos. Por outro lado, dominar um segmento de mercado é menos agressivo e mais realista. Tonar um site bem acessado, trará, lucros e status para o seu negócio.

Sejamos honestos: esse é o desejo de praticamente qualquer empresa. Mas enquanto muitos sonham, poucos tomam medidas práticas para chegar ao topo. E eu te garanto: Não é uma caminhada fácil. Mas é possível.

Hoje, grande parte do sucesso de uma empresa se deve à sua capacidade de explorar o mundo digital para atrair, conquistar e reter clientes.

Quem entende isso se preocupa, por exemplo, em otimizar o site para ranquear e ficar bem visível no Brasil e no Mundo.

EM TERMOS GERAIS – UM BOM POSICIONAMENTO

Vamos agora falar numa linguagem leiga, para poder ficar mais claro para o leitor que não tem conhecimentos técnicos. Falaremos de varíaveis de exemplo como as Métricas Alexa:

Observação: Essas métricas (acessos e rank) são atualizados diariamente.

Antes de falarmos em posicionamentos, vale destacar que atualmente existem 1,7 bilhões de sites ativos no mundo e 5 milhões de sites ativos no Brasil.


Alexa Traffic Rank (Ranking Mundial)- Um site que não está posicionado nesta métrica é um site horroroso, completamente sem acessos (ou no máximo 5 acessos por dia). Quando aparecer NO DATA é por que ele sequer é ranqueado. Fuja destes sites. Você vai jogar dinheiro pelo ralo.

Entre 5.000.000 – Um site entre os 5 milhões (no posicionamento) é uma site que não merece ter investimentos de acionistas, patrocinadores ou clientes. Não vai atrair novos clientes e novos investimentos.

Entre 4.000.000 – Um site entre os 4 milhões (no posicionamento) é um site bastante fraco.

Entre 3.000.000 – Um site entre os 3 milhões (no posicionamento) é um site fraco.

Entre 2.000.000 – Um site entre os 2 milhões (no posicionamento) e um site de regular para fraco.

Entre 1.000.000 – Um site entre 1 milhão (no posicionamento) e um site fraco, porém que começa a ter resultados e aparecer nos mecanismos de buscas.

Abaixo de 1.00000 – Um site abaixo de 1 milhão (no posicionamento – 999.999) é um site considerável como bom e já começa a ter resultados expressivos e aparecer nos mecanismos de buscas com regularidade.

Abaixo de 500.000 – Um site abaixo de 500 mil (no posicionamento – 499.999) é um site muito bom e já tem sua audiência olhada com mais carinho pela Alexa e pelos anunciantes (investidores). Merece receber bastantes investimentos (Patrocinadores).

Abaixo de 250.000 – Um site abaixo de 250 mil (no posicionamento – 249.999) é um site que pode ser considerado excelente em termos de acessos, sendo um site bastante atrativo para anunciantes.

Abaixo de 100.000 – Um site abaixo de 100 mil (no posicionamento – 99.999) é um site que pode ser considerado excepcional em termos de acessos, sendo um site atrativo para anunciantes e certamente trará altos ganhos a todos os envolvidos.

Abaixo de 50.000 – Um site abaixo de 50 mil (no posicionamento – 49.999) é um site que pode ser considerado fantástico em termos de acessos.

Qualquer site abaixo de 25.000 é considerado TOP SITE.


Traffic Rank in BR – Em nosso caso o  que nos interessa é o pocionamento no Mundo e no Brasil (BR). Um site que não está posicionado nesta métrica é um site horroroso, completamente sem acessos (ou no máximo 5 acessos por dia). Quando aparecer NO DATA é por que ele sequer é ranqueado. Fuja de um site assim e não invista o seu dinheiro nele (Anúncios).

Abaixo de 50.000 – Horrivel

Abaixo de 25.000 – Muito ruim

Abaixo de 20.000 – Ruim

Abaixo de 15.000 – Começa a ter acessos significativos para os mecanismos de buscas

Abaixo de 10.000 – Tem bons acessos (Audiências). Vale a pena investir (anúncios) em sites desta categoria.

Abaixo de 5.000 – O site tem expressivos acessos (considerado excelente) e já é monitorado de perto pelos anunciantes e até disputado.

Abaixo de 2.500 – Já entrou na categoria de TOP SITES.

Abaixo de 1.000 – Os mais expressivos do Brasil (em gerais sites das empresas Multi-Nacionais).

Abaixo de 500 – É uma categoria de outro ‘planeta’. Os melhores dos melhores.


COMO TER ACESSO A ESSAS MÉTRICAS?

É bastante fácil e ela está disponível a todos pela Alexa e Amazon: Acesse www.alexa.com

Na tela principal desça até BROWSE TOP SITES

Na linha debaixo de BROWSE TOP SITES digite o site a ser pesquisado. Exemplo: sem o www, ou seja, globo.com

Clique em FIND

Aguarde o processamento e vai aparecer uma nova tela.

Na nova tela. procure, descendo o cursor, até ALEXA RANK – THIS SITE RANKS: e aparecerá o posicionamento no mundo.

Logo abaixo, ao lado da bandeira do Brasil (em alguns navegadores aparecerá apenas a palvra Brazil), surgirá o posicionamento (Rank) BR.

Print da tela:

Meus recordes como Programador SEO – Site de cliente – REDE GNI:

Rank Mundo: 95.322

Rank Brasil: 2.939

Espero ter esclarecido e ajudado a todos vocês.

Léo Vilhena | Jornalista
Editor-Chefe Regional da Rede Brasil de TV
Programador SEO formado pela Google BR


 

REDE BRASIL TV

APOIE A REDE BRASIL DE TELEVISÃO | Levamos até você uma televisão de qualidade (para toda a família) e um jornalismo com muita credibilidade. Checamos e re-checamos as nossas fontes para levarmos até vocês uma informação precisa e segura. Nosso lema é: Conectando você ao Brasil e ao Mundo. Diariamente investimos em qualidade, autonomia, segurança e investimos em profissionais dedicados a informar. Praticamos um jornalismo com seriedade.

%d blogueiros gostam disto: